A rotina de um estudante de pós-graduação é sempre muito corrida, especialmente no caso daqueles que, além de estudar, também trabalham, acumulando as duas funções. Dar conta do emprego, das aulas, dos grupos de pesquisa e ainda dos estudos e das leituras que precisam ser feitas em casa não é tarefa fácil. Por isso, uma boa maneira de garantir que tudo saia como o planejado é organizar informações da pesquisa acadêmica.

Falar assim é fácil, não é? Muitas vezes, quando estamos nesse momento, não sabemos nem por onde começar! Assim, sem uma organização inicial, as coisas vão piorando progressivamente, até chegar o momento em que parece que não há mais como sair dessa situação.

Por isso fizemos este post com 7 super dicas para te ajudar a organizar informações da sua pesquisa acadêmica. Confira a seguir!

1. Grave os áudios de entrevistas e apurações

Dependendo da metodologia de pesquisa que você utilizar, instrumentos como entrevistas ou outras formas de coleta de dados surgirão no seu percurso. O volume de dados coletados possivelmente será bem grande e, nesse momento, surgirá aquela dúvida: o que fazer com tudo isso? Como catalogar os dados?

A melhor maneira de começar é gravando todas as entrevistas que você realizar. Assim, fica muito mais fácil de compilar os dados e tratá-los depois, já que você poderá transcrever o áudio e não dependerá exclusivamente das anotações que fez durante a entrevista.

2. Faça fichamentos de todo material lido

Muita gente não sabe ou não cultiva esse hábito, mas fazer fichamentos de todo material que você ler vai fazer toda a diferença na sua pesquisa.

Peça um modelo de fichamento para seu orientador, procure um na internet, ou ainda elabore o seu, como preferir. O importante é utilizá-lo a cada leitura realizada, pois assim você terá uma base de documentos com as citações mais importantes de cada obra, as referências todas anotadas e os principais pensamentos e argumentos de cada autor que podem ser utilizados no seu trabalho.

Em um primeiro momento pode até parecer mais trabalhoso. Mas acredite, a longo prazo, na construção de sua dissertação ou tese, os seus fichamentos tornarão o trabalho muito mais fácil.

3. Tenha pastas com divisões

Uma boa maneira de organizar informações da pesquisa acadêmica é comprar uma pasta com divisórias. Nela você consegue arquivar por assunto as suas leituras, fotocópias e trabalhos.

O ideal é ter uma divisória para cada disciplina, mais uma para os grupos de pesquisa e outras separadas por temática das leituras que você fizer por conta própria. De qualquer forma, você pode se organizar como preferir, mas ter uma pasta com divisórias facilita muito o seu trabalho.

4. Destaque todas as informações relevantes

Sempre que estiver lendo algum livro, pode ser físico ou e-book, destaque os principais trechos. Caso você não goste de rasurar os volumes, preste ainda mais atenção na nossa segunda dica: faça fichamentos de tudo que você ler.

Quando estiver construindo seu texto, fica muito mais fácil encontrar aquele trecho que você queria usar pra citação se o tiver destacado já na primeira leitura. Além disso, esse hábito também auxilia nas discussões em aula e nos seminários.

5. Use ferramentas de organização online

Utilizar ferramentas online para organizar informações da pesquisa acadêmica, além de muito indicado, é bastante útil.

Salvar documentos importantes — como uma cópia da sua dissertação ou mesmo dados coletados, como entrevistas — na nuvem é uma opção segura e prática. Dentre os benefícios, destacam-se a possibilidade de acessar o material de qualquer lugar do mundo. Ou seja, você não precisa mais se preocupar em carregar aquele pen drive ou HD externo para cima e para baixo.

Outro ponto positivo é o fato de que existe um backup seguro do seu material. Seu computador pode estragar, sua cópia de segurança pode ser roubada e outros problemas podem surgir, mas nenhum deles irá afetar o seu material que está armazenado na nuvem. Segurança não tem preço, não é mesmo?

6. Anote sempre todas as referências utilizadas

Poucas coisas são mais frustrantes do que utilizar uma citação ou ler um trecho de livro que se encaixaria perfeitamente na sua pesquisa e depois não lembrar mais de onde aquilo veio. Além de frustrante, isso significa que um material que poderia ser muito importante para sua dissertação não poderá ser utilizado como fonte porque você não se organizou o suficiente, o que pode trazer prejuízos para a sua pesquisa.

Por isso, sempre que estiver lendo algo, anote a referência do material, de preferência já no formato ABNT, que deverá ser utilizado em sua dissertação. Mais uma vez, os fichamentos são uma estratégia muito útil, mas ainda que opte por não fazê-los, nunca deixe de anotar a referência do livro ou artigo lido quando perceber que ele serve para sua pesquisa.

7. Mantenha seu ambiente de estudos sempre organizado

Por fim, uma dica super importante é manter o seu ambiente de estudos limpo e organizado. Escolher uma sala silenciosa, iluminada e arejada é uma excelente opção. Além disso, sempre que possível opte por uma mesa e uma cadeira confortáveis, já que você passará muito tempo trabalhando nelas. Caso contrário, poderá conquistar dores nas costas e ter seu desempenho prejudicado.

Parece clichê, mas a bagunça do ambiente também reflete nas ideias. Tudo que você não precisa nesse momento é uma confusão mental que resulte em um texto confuso, não é verdade?

Com essas 7 dicas esperamos te auxiliar a organizar informações da pesquisa acadêmica e, com isso, conseguir gerir melhor o seu tempo e conciliar a vida atribulada que precisa ser dividida entre mercado de trabalho e pesquisa acadêmica.

Por mais que em um primeiro momento pareça ainda mais difícil fazer tudo isso, com o tempo você adquire prática e se habitua a fazer as atividades aqui propostas. Assim, além de sua dissertação ter ainda mais qualidade, até o seu orientador vai perceber que você está mais organizado e rendendo mais. Isso valerá alguns pontos extras!

Gostou deste post? Acha que ele será útil para você durante sua trajetória acadêmica? Então compartilhe em suas redes sociais ou repasse para seus colegas. Eles também vão aprovar!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 3.9 / 5. Contagem de votos 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário