Você sabe qual é a diferença entre ouvir e escutar? É comum utilizarmos estas palavras como se elas tivessem o mesmo sentido, mas, na verdade, o significado de cada uma é diferente. O termo “ouvir” se refere apenas à audição, ou seja, à captação de sons pelo ouvido. Somente “ouvir” algo não significa que a informação foi entendida.

Já “escutar” se trata de compreender aquilo que se ouve, obter maior interação com o que é transmitido pelo som e conseguir interpretar tal conteúdo. Pode-se dizer que, para escutar, é preciso ouvir com atenção. Sabendo dessa diferenciação, é possível perceber a sua influência no aprendizado e a importância que a escuta tem nesse processo.

A seguir, vamos explicar um pouco sobre o assunto e passaremos algumas dicas de como ter mais atenção. Confira!

Escutar para compreender

Para compreendermos de verdade uma informação ou aprendermos um conteúdo, é necessário escutá-la e não apenas ouvi-la. Isso quer dizer que precisamos ficar atentos e realmente perceber o que é transmitido. É a partir dessa atenção, que conseguimos desenvolver raciocínios, análises e compreensões.

Por isso, escutar é fundamental para um aprendizado mais amplo e de maior qualidade. As informações que são apenas ouvidas costumam ser facilmente esquecidas ou são simplesmente ignoradas ou despercebidas. Mesmo que as tenhamos entendido naquele momento, não as compreendemos de verdade.

Escutar para transcrever ideias

Fazer anotações é um fator que ajuda bastante no aprendizado, na fixação de informações e no desenvolvimento de ideias. Quando se trata de conteúdos mais amplos e complexos, como os transmitidos em uma pós-graduação, essa atitude é ainda mais valiosa.

Nesse sentido, a escuta também apresenta muitas contribuições. Quando escutamos algo que um professor diz, ao invés de somente ouvir, fica mais fácil fazer as transcrições, já que temos uma maior compreensão do que nos foi passado.

Ao transcrever as informações, podemos perceber se elas realmente foram apreendidas por meio da escuta e, com isso, saberemos se as fixamos ou não. O raciocínio para a transcrição necessita que as ideias tenham sido processadas por meio da escuta, o que faz com que elas fluam melhor e se construam com mais clareza.

Como prestar atenção para manter o foco no aprendizado

Com tantas tarefas do dia a dia e conteúdos para aprender, é comum ter dificuldades para permanecer focado e manter uma escuta ativa do que é importante. No entanto, existem maneiras de trabalhar a escuta, para deixá-la mais eficaz nos momentos de aprendizado.

Com algumas atitudes simples, podemos aumentar o nosso foco e a nossa atenção nos estudos. A seguir, vamos citar algumas estratégias eficientes para isso:

  • Tenha atenção à postura com que você se senta na hora de estudar ou durante uma aula;
  • Anote, leia e revise suas transcrições, fazendo apontamentos e questionando;
  • Interaja com o professor: comente, opine e faça perguntas sobre o assunto que está sendo ensinado;
  • Tente tirar um tempo para estudar antes da aula, para ficar por dentro do que será abordado;
  •  Faça pequenas pausas para descansar ao longo do dia.

Você também pode procurar se manter motivado — pense que as aulas e os estudos são oportunidades para aprender coisas novas, ampliar seus conhecimentos e se especializar em algo.

Quando desenvolvemos a escuta, nossos estudos têm melhor rendimento e, consequentemente, aumentam-se as chances de obtermos bons resultados. Além disso , os benefícios da escuta não se restringem ao campo do aprendizado: ela também é positiva para relacionamentos de todos os tipos, para a comunicação em geral e até para a resolução de problemas.

Vale lembrar, ainda, que sempre é possível melhorar e aprimorar essa habilidade.

Gostou do texto? Esperamos ter ajudado a compreender a importância da diferença entre ouvir e escutar! Confira também nosso artigo sobre como aproveitar os estudos do mestrado ao máximo!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 4.6 / 5. Contagem de votos 134

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário