Cada um destes tipos de conteúdo tem características próprias e diferentes finalidades

Os gêneros textuais acadêmicos costumam causar certa confusão a quem precisa desenvolver conteúdos. Por exemplo, você sabe a diferença entre resenha, resumo, síntese e fichamento?

Cada um destes tipos de conteúdo tem características próprias e diferentes finalidades. Saber como construir cada um deles é fundamental para obter sucesso ao produzir o que for solicitado, já que as tarefas que envolvem a produção textual são muito comuns durante os estudos.

O post a seguir trará detalhadamente tudo que você precisa saber sobre as diferenças em cada um destes estilos de texto. Continue a leitura e confira!

Resenha: resumir e criticar uma obra

A resenha consiste na produção de um texto que discorre sobre os pontos mais relevantes de uma obra, além de fornecer uma opinião crítica sobre. Esse material pode ser um livro, filme ou documento.

Basicamente, a resenha se divide em dois tipos, com cada um deles tendo um foco específico:

Resenha crítica

Aborda o assunto tratado no material de forma crítica, apontando fatores que considera positivos ou negativos e colocando o ponto de vista do escritor da resenha em comparação às ideias propostas pelo autor da obra em questão.

Resenha-resumo

Visa apenas resumir e descrever a obra, sem atribuir qualquer cunho analítico ou opinativo. Pode apresentar conteúdos sobre shows, peças de teatro e qualquer outro tipo de apresentação cultural.

Resenha temática

É uma espécie de análise geral de uma compilação de obras que tenham a mesma temática.

Resumo: sintetizar as ideias

O objetivo central do resumo é sintetizar as ideias principais de um documento, apontando tudo de relevante em poucas palavras, de modo que a leitura seja objetiva e funcional, evitando a necessidade de consulta à obra original.

Aqui, também podemos encontrar algumas subdivisões:

Resumo indicativo

Apenas aborda os pontos principais do documento, sem se alongar ou apresentar dados mais específicos.

Resumo informativo

Mais completo, aborda metodologia, finalidade, conclusão e resultados do documento, visando a dispensa da consulta ao conteúdo de origem.

É importante, também, destacar a existência do termo “resumo crítico”, que indica a mesma estrutura textual de uma resenha.

Fichamento: produzir fichas de consulta

O fichamento tem como caraterística a produção de texto com a finalidade de registrar e armazenar dados de livros e documentos para eventuais consultas. Este modelo tem como base de produção os resumos e resenhas.

As fichas de armazenamento dos conteúdos relevantes destes escritos seguem um padrão com todas as informações, de modo que a análise posterior para estudos ou outros fins seja simples, objetiva e rica.

Há três tipos básicos de fichamento:

Fichamento de conteúdo

Nele, deve ser destacada a ideia principal do autor transmitida por meio da obra ou documento de origem. É basicamente um resumo que segue o modelo de ficha.

Fichamento bibliográfico

Este modelo demanda uma análise da obra de forma descritiva, além do destaque acerca da ideia central do autor — tudo isso no modelo característico dos fichamentos.

Fichamento de citações

Tem foco de registrar todas as citações contidas na obra de forma transcrita e original, com a inserção das aspas. Este conteúdo não pode ser modificado.

Síntese: focar na ideia principal do autor

A síntese é um material textual para apresentar de forma mais focada a ideia central do autor da obra. Tudo que não fizer parte dos pontos principais é dispensado neste modelo.

É importante manter o mesmo estilo de linguagem utilizado no conteúdo original, além de ser necessário que o texto esteja na terceira pessoa do singular.

Ficou mais fácil agora? Agora, resenha, resumo, síntese e fichamento não são mais segredo e, com certeza, você estará pronto para escrever um texto objetivo e com qualidade sempre que solicitado.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Siga-nos no Instagram e no Facebook!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 4.5 / 5. Contagem de votos 82

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário