Como escolher um revisor de textos? Você finalmente terminou o seu trabalho acadêmico (ou outro tipo de trabalho), após anos de pesquisas, e, por necessidade ou exigência da faculdade, precisa submeter o texto a um revisor. É possível que você receba algumas indicações, ou mesmo que procure na internet, mas como, afinal, você pode fazer uma boa escolha?

Para ajudar você nesta decisão importante, no artigo de hoje, vamos explicar um pouco as características fundamentais que este profissional deve ter. Definitivamente, você não deve confiar em qualquer um que apareça na sua frente. Pronto para a leitura? Em primeiro lugar, vamos destacar um dos principais problemas que encontramos nesta área.

Não confie em alguém que vende trabalhos

Simples assim. Infelizmente, tornou-se prática comum na internet a venda de trabalhos acadêmicos (o que é, diga-se de passagem, crime). Durante todos os anos de nosso trabalho aqui na Oficina Só Português, já perdemos a conta de quantas vezes fomos procurados por clientes lesados por este tipo de prática.

Você confiaria o seu trabalho a um profissional que vive produzindo e vendendo material a outros? Você não acredita que há muita chance de que seu trabalho vá parar como inspiração/cópia para o trabalho de outra pessoa? Aqui vai uma dica simples, e eficaz: antes de mais nada, pergunte se o profissional produz/vende trabalhos acadêmicos, como se você tivesse interesse. Ele respondeu que sim? Já sabe, certo? Fuja!

Sigilo

Este assunto nos leva a uma outra questão muito importante, vital, na hora que você se pergunta como escolher um revisor de textos. Esse profissional tem a obrigação de levar o sigilo a sério. Você pode e deve exigir um termo de sigilo, mas apenas isso não basta. Verifique como ele trata ou se refere a seus clientes. Pergunte o que ele faz para manter seus arquivos seguros. Observe qual a maneira com que ele trata o seu trabalho, desde o site até o contato por telefone/WhatsApp: a discrição parece ser algo importante?

Preço

Dizer que algo é caro ou barato, por si só, não parece ser algo possível. Afinal de contas, cada um sabe onde o calo dói quando se trata de finanças e do quanto é possível pagar por um serviço, seja ele qual for.

Mas, especialmente para você que se pergunta como escolher um revisor de textos, aqui há uma dica muito importante: um bom profissional sabe justificar seu preço. Ele tem noção exata de por que ele cobra o que cobra. E você pode e deve questioná-lo sobre isso. Separamos aqui algumas perguntas importantes que você deve fazer ao profissional:

  • Como é feita sua cobrança?
  • Quais serviços estão inclusos?
  • Terei direito a uma segunda revisão?
  • Como é realizado o pagamento?
  • Tenho alguma garantia se não gostar do serviço?
  • Terei acesso às alterações do meu texto?

Se cada um possui seu preço, é um fato de que há uma média entre os bons revisores. Como tudo na vida, desconfie de quem está muito acima ou muito abaixo dessa média. Faça as perguntas certas, meça a experiência do profissional (o valor cobrado por ele deve acompanhar esta experiência), compare orçamentos e tire suas próprias conclusões. Aqui no blog, temos um artigo que pode ajudá-lo a entender como os revisores cobram por seus serviços.

Prazo

Um bom revisor não perde prazo de entrega. Mas, atenção, e aqui vai outra dica muito importante: em seu contato inicial, como você percebe a relação deste profissional com os prazos para orçamento ou para respostas ao telefone e/ou WhatsApp?

A resposta não precisa ser imediata, especialmente aos finais de semana ou no horário noturno, mas, este profissional expressa de maneira clara quais são seus horários de atendimento? Ele cumpre estes horários? Ele disse que iria avaliar o texto e enviar o orçamento na manhã seguinte e apareceu três dias depois? Não seriam esses fortes indicativos de que, talvez, há chances de que ele descumpra o prazo de entrega?

Caso você queira orçar um serviço de revisão de texto conosco, teremos prazer em falar com você. Basta clicar aqui.

Para continuar recebendo essas e outras dicas sobre trabalhos acadêmicos, siga a Oficina Só Português nas redes sociais e não perca os nossos conteúdos. Estamos no Instagram e no Facebook!

Gostaria de saber mais sobre nossos serviços de Revisão de textos?

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 4.6 / 5. Contagem de votos 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário