É muito comum que os clientes que chegam aqui na Oficina Só Português procurando informações sobre o serviço não saibam exatamente o que é a degravação judicial, como ela é realizada e qual a sua finalidade. Por este motivo, escrevemos este artigo, para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

1. O que é a degravação judicial?

A degravação judicial nada mais é do que a transcrição literal do conteúdo de um áudio (ou de um vídeo) em texto. É indicada para utilização em processos judiciais, e deve incluir todas as falas, exatamente como foram ditas.

É um trabalho diferente do realizado, por exemplo, na transcrição de áudio acadêmica, em que normalmente o conteúdo é adaptado para fins diversos. Na degravação judicial ocorre o contrário, não é possível – ou permitido – fazer qualquer tipo de adaptação, e a degravação deve ser o mais fiel possível ao que foi dito.

2. Posso degravar qualquer tipo de mídia?

Sim, desde que ela seja digital, já que a maior parte das empresas que prestam este tipo de serviço trabalham apenas com arquivos digitais. Normalmente, são degravados mensagens de voz, de aplicativos do celular, conversas gravadas com o celular/ou gravador, e também vídeos de reuniões, obtidos de maneira autorizada ou não.

 3. Como posso utilizar a degravação judicial?

A melhor pessoa para orientar você sobre os usos do material, sem dúvida, é seu advogado. Inclusive, aqui no blog há um artigo a respeito de como a transcrição de áudio pode ser útil para os advogados.

Normalmente, o advogado solicita a degravação para que ela entre como prova em um processo. Para que isto ocorra, normalmente é também realizada uma ata notarial, em um cartório de notas.

Agora que você já sabe o que é a degravação judicial, caso queira nossa ajuda para a prestação do serviço, fale conosco aqui.

Gostou de nossas dicas? Quer saber mais? Nos siga no Facebook e Instagram para mais conteúdos como este!

Gostaria de saber mais sobre nossos serviços de Degravação Judicial?

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 4.9 / 5. Contagem de votos 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário