Você já reparou como os textos acadêmicos estão sempre bem formatados, sem erros de gramática ou ortografia? Será que os autores acadêmicos são realmente tão bons assim, para não deixar passar nem um errinho sequer? A resposta é não!

Não entenda mal: a qualidade do conhecimento produzido por eles é inquestionável em grande parte das vezes. Porém, na vida acadêmica, os autores contam com um melhor amigo, uma figura importantíssima na produção de conteúdos dignos de publicação: o revisor de textos acadêmicos.

No texto de hoje, te apresentaremos esse profissional para que você possa procurar ter esse profissional como seu melhor amigo também! Acompanhe:

Qual é o papel do revisor?

O revisor de textos acadêmicos é quem vai trabalhar o texto depois de escrito. O autor finaliza suas considerações, organiza o texto da forma como acha melhor, e entrega o conteúdo ao revisor. Ele, por sua vez, vai ler o texto várias vezes, procurando corrigir desvios gramaticais, ortográficos e outras inadequações.

O revisor vai reescrever palavras que estavam grafadas incorretamente, adequar o uso de vírgulas e outras pontuações e verificar a acentuação. Ele também pode atuar como editor, melhorando a disposição dos parágrafos e a extensão das frases e selecionando trechos que podem ser reescritos e até retirados do texto sem prejuízo ao resultado final.

É o revisor que se certificará de que as normas da ABNT estão sendo seguidas à risca, e vai fazer as mudanças que julgar necessárias para garantir isso.

O que considerar ao contratar um revisor de textos acadêmicos?

Ao considerar contratar o profissional ou empresa especializada no assunto, é necessário ficar muito atento à qualificação do profissional ou da empresa. Muitas pessoas selecionam apenas levando em consideração o preço, e esse pode ser um erro muito grave.

Atente-se aos seguintes pontos:

1. Formação

Para começar, verifique se o profissional possui formação relacionada à atividade de revisão. Cursos de graduação como Jornalismo e Letras habilitam um profissional a trabalhar bem com produção e revisão de textos.

Porém, revisores formados em outras áreas, mas que já tenham feito especializações em linguagem, também podem ser boas escolhas.

Trabalhar com profissionais sem formação significa entregar seu texto nas mãos de alguém que pode não ter o preparo adequado. E nós garantimos que você não quer correr o risco de fazer negócio com um profissional despreparado para lidar com textos acadêmicos.

2. Experiência

Em seguida, verifique a experiência da empresa e as áreas para as quais o profissional já trabalhou. Apenas considere profissionais que já revisaram o formato de texto que você deseja submeter à revisão: monografia, tese, relatório de pesquisa, dissertação etc.

No caso de pesquisas acadêmicas que demandam conhecimento de alguns termos técnicos, é interessante trabalhar com profissionais que tenham noções básicas da sua área de pesquisa ou que estejam dispostos a buscar referências para adequar o texto se necessário.

3. Domínio da língua

O conhecimento e o domínio da língua portuguesa são requisitos primordiais para contratar um revisor de textos acadêmicos. Aqui, além de verificar a formação, a dica é procurar referências onde as empresas e profissionais menos esperam.

  • Se a empresa tem um blog, leia alguns posts e analise se estão bem escritos, sem erros de ortografia e desvios gramaticais graves.
  • Para sites, é interessante dar uma olhada mais geral em busca de comprovação da qualidade do trabalho.
  • Caso os primeiros contatos aconteçam por e-mail ou mensagens, preste bastante atenção na escrita.

Se a empresa ou profissional realmente se preocupar com qualidade, você só encontrará boas referências nessa verificação.

Pedir indicações a colegas que já utilizaram os serviços também é uma ótima maneira de atestar a qualidade do trabalho. Peça para ler o texto depois de revisado e, se possível, até o original para comparar.

4. Preços

Apenas depois de analisar as qualificações da empresa ou profissional é que você deve passar o foco para o preço. Alguns orçamentos serão muito mais baratos, outros mais caros, e alguns seguirão uma certa média.

Essas discrepâncias em geral acontecem porque algumas empresas utilizam profissionais sem a formação adequada, ou não entregam um trabalho de boa qualidade. Entretanto, o maior preço também não significa necessariamente um melhor trabalho.

Vale usar o bom senso para analisar a média cobrada no mercado, o tipo de serviço oferecido e a reputação da empresa.

5. Prazos

Um bom trabalho de revisão é feito com muito cuidado, então considere os prazos de cada profissional e desconfie de promessas de entrega que parecem soluções muito fáceis.

Alguns profissionais e empresas possuem prazos de urgências. Verifique sempre o método de trabalho do profissional e não tenha vergonha de questionar o que está envolvido nos prazos, sejam eles muito longos ou muito curtos.

O importante aqui é pesar cada um desses pontos e encontrar uma alternativa que forneça um serviço de qualidade, com profissionais de alto nível a um preço justo pela demanda.

É essencial que o profissional ou a empresa possa cumprir os prazos estipulados para os clientes.

Quais são as vantagens de contratar um revisor?

Existem muitas vantagens em contratar um revisor de textos acadêmicos. Em primeiro lugar, a ideia de uma pessoa que não seja o autor revisar o texto final é muito interessante.

Quando escrevemos, principalmente por muitas páginas seguidas, nossa percepção acaba ficando viciada. Não nos atentamos a pequenos erros de ortografia, alguns deslizes de pontuação e até palavras sobrando ou faltando nas frases.

Ter alguém com um olhar fresco analisando e procurando por erros é uma ótima maneira de aprimorar o seu texto! Assim, você garante um texto acadêmico de qualidade não apenas no conteúdo, mas também na forma e na apresentação.

Além disso, algumas instituições e universidades exigem que os textos sejam revisados por profissionais antes de aprová-los ou encaminhá-los para publicação. Para garantir a qualidade da revisão, podem até solicitar a entrega de uma declaração de revisão, assinada por um profissional formado e que possa atestar sua formação e qualificação para o trabalho.

Essas práticas asseguram a qualidade do texto e uniformizam as produções, criando um padrão de excelência a ser seguido. Por isso, contratar um revisor de textos acadêmicos pode te ajudar a alcançar a grandeza para muito além da correção ortográfica.

E aí, já está convencido a manter um revisor de textos acadêmicos por perto? Você pode ficar sempre por dentro das novidades lançadas por aqui. É só assinar a nossa newsletter!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 4.9 / 5. Contagem de votos 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário