Elaborar uma tese de especialização, mestrado ou doutorado, exige não somente um bom trabalho de pesquisa do tema escolhido, mas também saber desenvolver a escrita. E isso implica possuir um bom domínio da língua portuguesa, atender as normas estipuladas e argumentar de forma objetiva e coesa.

No entanto, muitos estudantes têm dificuldades para realizar esse processo, seja por não dominar bem a escrita ou simples desconhecimento. Além disso, a rotina cansativa de trabalho e estudos torna essa tarefa mais difícil.

Pensando em ajudá-lo a aprimorar seus trabalhos e potencializar o tempo na escrita, separamos uma lista com 4 livros para ajudar a escrever melhor. Confira!

1. Truques da escrita – Para começar e terminar teses, livros e artigos

Como o próprio título sugere, essa obra do sociólogo Howard S. Becker é uma ótima opção para o público acadêmico. O autor aborda alguns dos problemas que as pessoas, geralmente, têm com a escrita e procura dar um direcionamento, isto é, sua proposta é que as pessoas pratiquem a escrita e saibam identificar seus erros, para assim corrigi-los.

Outro ponto abordado é a influência da pressão e da ansiedade quando se vai produzir um texto. O escritor ajuda o leitor lidar com certos impasses no processo de escrita, mostrando que a insegurança e os bloqueios são problemas normais e que podem ser resolvidos.

2. Para ler literatura como um professor

Ao produzir artigos e teses, além de apresentar o resultado de suas pesquisas, é necessário referenciar o embasamento científico, a fim de conferir maior credibilidade ao trabalho. Entretanto, ao buscar referências em outros autores, percebe-se que muitos escrevem de maneira complexa, o que pode dificultar o entendimento.

Assim, a fim de obter uma melhor compreensão das obras de referência, você pode contar com o livro “Para ler literatura como um professor” do professor Thomas C. Foster. Ele traz vários exemplos que irão ajudá-lo a interpretar os textos e, então, tornar suas leituras mais claras. Além de tudo, vale ressaltar que ler bem implica em escrever bem.

3. Como Escrever Artigos Científicos – Sem Arrodeio e Sem Medo da ABNT

Esse livro de Ítalo de Souza Alquino é um passo a passo para as pessoas que estão na vida acadêmica e precisam escrever trabalhos, teses e dissertações, mas que possuem certo receio. Por isso, o autor apresenta um verdadeiro guia para escrever artigos científicos, mostrando como deve iniciar e, principalmente, a não ter medo da escrita.

Ademais, aborda a questões como: formatação dos textos de acordo com as normas da ABNT, como inserir as citações, entre outros passos importantes.

4. Escrever Melhor: guia para passar os textos a limpo

Por fim, para complementar a lista de livros para ajudar a escrever melhor, destacamos o guia das autoras Dad Squarisi e Arlete Salvador. Ele fornece dicas para escrever bem e de como deixar o texto mais conciso e atraente. Também auxilia os estudantes em uma das partes mais cansativas do trabalho: a revisão. Por isso, elas orientam a como revisar o próprio texto e evitar erros.

Porém, ao terminar de escrever um trabalho acadêmico, é comum estar com a mente sobrecarregada, podendo deixar passar alguns erros, muitas vezes banais, na revisão. Por isso, é importante considerar a contratação de um revisor de textos, pois além de ter um profissional especializado “corrigindo” seu texto gramaticalmente, ele estará atento às normas de formatação.

Outra dica interessante é utilizar a transcrição de áudio, isto é, gravar as entrevistas feitas para sua pesquisa e, posteriormente, transformá-las em texto. Dessa forma, é possível não se perder nas referências e, assim, otimizar o tempo.

Apesar de parecer simples fazer uma transcrição, também nesse caso é interessante contratar um profissional, pois além de ser um trabalho cansativo e demorado, um especialista poderá lhe assegurar que o áudio seja transcrito e revisado corretamente.

Se você gostou das nossas dicas de livros para ajudar a escrever melhor e está considerando ir mais adiante na carreira acadêmica, não deixe de conferir nosso post e saiba por onde começar!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 3.3 / 5. Contagem de votos 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário